A obra mais cara do mundo está no Qatar e vale 190 milhões de euros

A família real do Qatar pagou 250 milhões de dolares (190 milhões de euros) pelo quadro “Os jogadores de cartas”, de Paul Cézanne. Segundo a revista americana Vanity Fair,  a compra aconteceu em 2011, depois de um longo período de negociações entre a família real e o magnata grego George Embiricos, proprietário do quadro, que morreu no final do ano. O quadro, que foi considerado pela ARTnews uma das obras de arte mais valiosas em mãos privadas, estava na colecção de Embiricos há várias décadas, tendo o coleccionador negado as múltiplas ofertas de compra ao longo dos anos.
O quadro, uma pintura a óleo de 1895, que mostra dois homens a jogarem às cartas, integra a célebre série de Cézanne composta por cinco quadros. Os outros quatro quadros estão no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, no Courtauld Institute of Art Courtauld, em Londres, no Musée d’Orsay, em Paris; e na Barnes Foundation, na Filadélfia.
(…)
Para expor esta colecção o Qatar está a preparar a construção de um novo Museu Nacional do Qatar, um projecto do arquitecto francês Jean Nouvel, que deverá ser inaugurado em 2014.

Fonte: Público