Palácio Nacional da Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, comemora o Dia Internacional dos Museus.

18 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

11h15 – Concerto
Concerto comentado “A Loja do Mestre André”, criado por Duncan Fox com a Direção de Martin André. Convidado especial Pedro Caldeira Cabral; Solista em trompete António Quítalo; Comentador Jorge Rodrigues. Sala D. Luís.
Público-alvo | Exclusivo para as escolas da Freguesia da Ajuda

10h00 – 17h30 – Exposição | “Noites Coloridas: o Megaletoscopio e a Técnica da Ilusão”

Com a colaboração do Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Universidade de Lisboa, o PNA preparou mais uma pequena exposição, no âmbito do programa “Realces”, que mostrará ao público o megaletoscópio do PNA em funcionamento. Este aparelho, inventado em meados do séc. XIX, permitia ver fotografias a cores mesmo antes da sua invenção: através do megaletoscópio os dias a preto e branco transformam-se em noites coloridas.
Público em geral14h30 – Visita
Visita Guiada ao Palácio da Ajuda pelo Serviço Educativo.
Público em geral18h00 – Palestra
Palestra “Lojas de Museus Impactos e Desafios”, por Teresa Marecos no Vestíbulo.

18h45 – Apresentação
Apresentação do Roteiro do PNA em formato digital (ibook) para ipad, por Isabel Silveira Godinho e Maria José Tavares.

19 DE MAIO – NOITE DOS MUSEUS

17h30 – 22h45 – Vinhos e bocadinhos
Vinhos e bocadinhos na Cafetaria na Sala dos Embaixadores.

18h00 – Atuação
Coro LNEC dirigido por Jorge Resende na Sala D. Luís.

19h00 – Atuação
“Fados e Marchas Populares” pelos alunos do curso de Música na Comunidade da ESML na Sala D. João VI. Breve mostragem do fado e da sua ligação a outros estilos também estes património da Humanidade. O fado será apresentado não no seu estilo tradicional mas descaracterizado noutras formas: Clássico, tango, choro brasileiro etc. Desta forma podemos ver e ouvir como o fado encerra em si e no seu espólio estrutural uma linguagem universalizante que se associa facilmente a outras linguagens musicais.

21h00 – Atuação
Obra de Sousa Carvalho seguida de algumas cenas dos 4 actos da Ópera de Gluck “Paride ed Elena.” Estúdio de Ópera da Escola Superior de Música de Lisboa – Sala D. Luís.

22h30 – Dança
Dança Romântica no Palácio, Dança Social do Séc. XIX, pela Academia de Dança Antiga de Lisboa. Direcção de Vicente Trindade – Sala D. João VI.
Público em geral

Largo da Ajuda | (351) 213 637 095 | pnjuda@imc-ip.pt \ www.palaciodaajuda.imc-ip.pt