Município de Mangualde promove Património da cidade!

424

A Câmara Municipal de Mangualde continua a promover a campanha «Mangualde, o nosso património!». Pela quinta vez é apresentado um bem patrimonial e desta feita é a vez da Igreja de Nossa Senhora do Castelo. Com o objetivo de aproximar a população ao património de Mangualde continua a dar-se a conhecer à população, quinzenalmente, um dos seus bens materiais ou imateriais.

Igreja de Nossa Senhora do Castelo:

A Igreja de Nossa Senhora do Castelo está construída no topo do monte com o mesmo nome, no local do vetusto povoado fortificado romano e foi inaugurada com a entronização da imagem da Senhora do Castelo, em 1832. Foi mandada construir por Miguel Pais de Meneses. Composta por dois corpos, sobressai a torre ameada erguida a partir da fachada principal, que com 38 metros se eleva até às nuvens. Trata-se de um templo neoclássico e no interior exibe a vasta nave separada da capela-mor pelo arco triunfal em granito. Dominante sobre uma vasta região geográfica exerce um poder místico e religioso que ultrapassa os limites do concelho de Mangualde.

Aos poucos, todos ficarão mais próximos de todo o esplendor patrimonial que têm ao dispor. Nesse sentido, continuam a ser colocados cartazes em vários pontos de encontro do concelho e está disponível no site e na Câmara Municipal informação sobre o monumento/património apresentado. O primeiro monumento a ser apresentado foi a Capela da Nª Sr.ª do Desterro ou Capela do Rebelo, seguindo-se o Dólmen da Cunha Baixa, o Reservatório de água de Espinho e o fabrico artesanal do queijo.
Com a duração prevista de um ano, o património vai sendo apresentado com uma periodicidade quinzenal e consoante a categoria com a qual foi classificado: arqueologia, pelourinhos, fontes, palacetes e religiosos, bem como outros bens patrimoniais. Cada categoria será representada por uma cor que a distingue das restantes.

Fonte: CM Mangualde

 

Siga-nos