Vaticano adopta novas medidas para preservar a Capela Sistina

3389

O Vaticano decidiu adoptar novas medidas para preservar os magníficos frescos pintados por Michelangelo na Capela Sistina. Cerca de 5 milhões de turistas por ano, visitam a Capela, o que constitui um problema a vários níveis, nomeadamente, elevados índices de humidade.
Assim, o Vaticano tem previsto instalar em 2013, na entrada da capela, um sistema de potentes aspiradores que absorvem as perigosas partículas de pó da roupa dos visitantes e uns tapetes especiais para limpar os sapatos. Além disso, antes da sua entrada na capela, os turistas passarão por uma sala na qual se lhes reduzirá a temperatura corporal e o nível de humidade. “Porque pó, temperatura, humidade e dióxido de carbono são os grandes inimigos dos frescos”, assegura numa entrevista ao Corriere della Sera Antonio Paolucci, o diretor dos Museus Vaticanos.
Ainda assim, a Santa Sé parece decidida a reduzir o número de visitantes da Capela Sistina, que duplicou nos últimos 20 anos. Para tal, disponibilizará uma Capela Sistina virtual com projeções em grande formato dos frescos de Miguel Ângelo, acompanhados de explicações.

Fonte: Arte Capital

Siga-nos