Governo promove “Ano da Arquitetura Portuguesa 2013”

472

A iniciativa do Governo “Ano da Arquitetura Portuguesa” 2013 vai levar uma programação a 10 países e envolver ações na rede de embaixadas portuguesas e dos organismos ligados à língua, turismo e economia.
A iniciativa foi apresentada no Palácio da Ajuda, pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e pelos responsáveis da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis, do Turismo de Portugal, Frederico Costa, e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho.
(…)
O secretário de Estado sublinhou que o objetivo é, em 2013, “destacar a área da arquitetura, concentrando esforços de várias entidades públicas e da sociedade civil”, num trabalho que pretende “ser útil ao país”.
Esta ação, indicou, vai envolver ainda a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Associação Estratégia Urbana e a Casa da Arquitetura de Matosinhos, e arquitetos como Alcino Soutinho, João Mendes Ribeiro e José Mateus.
(…)
O governante revelou ainda que, no âmbito do projeto do Governo de destacar anualmente uma área, em 2014 será a vez do Design e, em 2015, do Cinema.
Exposições, instalações, conferências e projetos de conservação de património fazem parte de um programa que irá ser apresentado em 10 países: Alemanha, Espanha, Reino Unido, Sérvia, Irlanda, Guiné-Bissau, Brasil, Moçambique, Argentina e Marrocos.
(…)

Fonte: SOL
Artigo Completo