Souto de Moura recebe prémio israelita

459

O arquiteto Eduardo Souto de Moura vai receber domingo, em Israel, o Prémio da Fundação Wolf 2013 para a área da Arquitetura, numa cerimónia que contará com a presença do presidente israelita, Shimon Peres.
Os prémios da Fundação Wolf são atribuídos desde 1978 nas áreas das artes e das ciências, distribuídos pelos campos da agricultura, química, matemática, medicina e física.
Na área das artes há uma rotatividade anual pela arquitetura, música, pintura e escultura. Souto de Moura será o segundo português a ser distinguido com o galardão, depois de Álvaro Siza Vieira o ter conquistado em 2001.(…)
Eduardo Souto de Moura foi escolhido pelo júri pelo contributo para “o progresso na arte e no campo da arquitetura”. O prémio consiste em 100 mil dólares (cerca de 77 mil euros) e um certificado.
Nascido em 25 de julho de 1952, no Porto, o arquiteto licenciou-se em 1980 pela Escola Superior de Belas Artes daquela cidade, integrando o grupo da chamada ‘Escola do Porto’, com Fernando Távora e Álvaro Siza Vieira.

Fonte: Correio da Manhã