Concurso de Fotografia “O nosso Património”

2556

O Pportodosmuseus.pt, em colaboração com o Turismo de Portugal, promove o concurso de fotografia “O nosso Património”, no contexto da apresentação da Série II dos Roteiros Turísticos do Património Mundial – No Norte de Portugal.

Regulamento:

1. Envie-nos um fotografia, da sua autoria, de um elemento Patrimonial em território português, continental e ilhas.

2. Identifique a fotografia com a nome do monumento/museu/cidade e a data, autorizando a sua publicação no Facebook, no âmbito desta iniciativa.

3. Cada participante só poderá participar com uma fotografia.

4. Período de recepção das fotografias: 5 – 19 Junho. Envio da fotografia para o endereço premelgado@pportodosmuseus.pt, colocando no assunto do email “concurso_o_nosso_património”

5. As fotografias serão disponibilizadas na página do Facebook do Pportodosmuseus.pt (www.facebook.com/pportodosmuseus ) entre os dias 20 e 30 de Junho para votação. Faça “Gosto” na página do Pportodosmuseus.pt e nas suas fotografias favoritas.

6. Resultados da votação divulgados no dia 2 de Julho.

6. Serão atribuídos atribuídos prémios às 3 fotografias mais votadas:

1 colecção “Roteiros Turísticos do Património Mundial no Norte de Portugal” (3 vols.: Porto, Guimarães, Douro Vinhateiro e Vale do Côa”)

 Série II dos Roteiros Turísticos do Património Mundial – No Norte de Portugal

O Turismo de Portugal lançou em Fevereiro de 2013, a Série II dos Roteiros Turísticos do Património Mundial – No Norte de Portugal, focando os quatro Sítios Património Mundial desta região: Centro Histórico do Porto, Centro Histórico de Guimarães, Alto Douro Vinhateiro e Sítios de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa. 

A primeira edição – No Coração de Portugal – incidiu sobre o património incluído no triângulo formado pelo Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e Convento de Cristo). 

Tendo como parceiro na produção de conteúdos, o Centro Nacional de Cultura, os Roteiros Turísticos do Património Mundial visam potenciar turisticamente os sítios classificados pela UNESCO, incentivando a estada turística nesses territórios.

Nesse sentido, os Roteiros destinam-se aos turistas, na medida em que ajudam a interpretar o património e a melhor fruí-lo; aos profissionais, pois disponibiliza conteúdos que podem gerar novos programas e serviços; às comunidades, estimulando-as as preservar e transmitir os valores do seu património. 

A segunda edição  – – No Norte de Portugal – é constituída por três publicações e um desdobrável, em português, inglês e espanhol, que proporcionam diferentes itinerários temáticos em cada um dos 4 Sítios Património Mundial e está disponível em livrarias, em alguns pontos da rede turístico-cultural do território e na lojas do parceiro editorial, Imprensa Nacional da Casa da Moeda. 

Assim, os roteiros podem ser adquiridos, entre outros, nos seguintes locais: 

  • Lojas da INCM (Lisboa, Porto e Coimbra) + loja online;
  • El Corte Inglês;
  • Leya na Latina;
  • Livrarias Bertrand + loja online;
  • Lojas Fnac +  loja online;
  • Porto Editora;
  •  Fundação de Serralves – Porto;
  • Livraria Lello – Porto;
  • Mosteiro da Serra do Pilar, Delegação Regional da Cultura do Norte, Vila Nova de Gaia;
  • Museu do Côa– Vila Nova de Foz Coa;
  • Museu do Douro, Peso da Régua;
  • Paço dos Duques, Delegação Regional da Cultura do Norte, Guimarães;
  • UNICEPE-Cooperativa Livreira do Porto – Porto;
  • Universidade Católica Portuguesa –  Lisboa.

Poderá visualizar o desdobrável da Série II [versão PT, EN e ES] em:

http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/Noticias/Pages/Patrim%C3%B3nioMundialdoNortedePortugalemnovosroteirostur%C3%ADsticos.aspx