Chiado/25 anos: Plano de Siza Vieira deve ficar concluído em 2014

587

O Plano de Pormenor da Recuperação da Zona Sinistrada do Chiado (Lisboa), elaborado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira para reabilitar a zona depois do enorme incêndio de Agosto de 1988, deve ficar concluído em 2014, mais de 25 anos depois.

Se não houver imprevistos no decorrer dos trabalhos, a última fase deste plano, a ligação pedonal do chamado “Pátio B” às ruínas da Igreja do Carmo, ao largo do Carmo e ao elevador de Santa Justa, que começou no início de Julho, pode ficar concluída em 2014.

Em declarações à agência Lusa, o vereador da Reabilitação Urbana da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, lembrou que esta intervenção foi uma proposta do actual executivo ao arquitecto para que incluísse no seu trabalho o espaço envolvente ao Convento do Carmo, “onde havia umas construções que eram uns barracões da GNR construídos nos anos de 1950 do século passado”.

Desta forma, vai pôr-se aquele espaço a descoberto e à vista a estrutura da cabeceira da igreja. Simultaneamente, far-se-á ali “um terraço com uma vista espectacular sobre a colina do Castelo e o Rossio”.

Fonte: SOL

Artigo completo