O ex-reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa é o vencedor do prémio Universidade de Coimbra 2014, um dos mais “relevantes prémios da Ciência e da Cultura, no valor de 25 mil euros”, anunciou a organização.
Com 59 anos de idade, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e Doutor em História pela Sorbonne, o premiado foi reitor da Universidade de Lisboa entre 2006 e 2013, onde já era, desde 2002, vice-reitor.
O Prémio será entregue no dia 01 de março, durante a Sessão Solene comemorativa do 724.º aniversário da Universidade de Coimbra.
“Ao longo da sua carreira [Sampaio da Nóvoa], publicou cerca de 200 títulos, entre livros e artigos, tendo lecionado em importantes universidades portuguesas e estrangeiras. Foi ainda presidente do ISCHE — Associação Internacional de História da Educação e presidente do Conselho Consultivo da área de educação da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2005 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública”, recorda a organização.
Desde a sua criação, o prémio UC, que comemora 10 anos, distinguiu, entre outras personalidades, o músico e compositor António Pinho Vargas, a cientista Maria de Sousa, o artista plástico Julião Sarmento e o ator e encenador Luís Miguel Cintra.
Fonte: RTP