Descoberta comédia de Lope de Vega escrita há 400 anos

615

 

Uma comédia escrita há 400 anos pelo dramaturgo do “século de ouro” espanhol Felix Lope de Vega, que se pensava perdida, foi descoberta na biblioteca nacional de Espanha, anunciaram hoje especialistas.

A peça vai ser interpretada este ano pela primeira vez desde que estreou há quatro séculos.

Do século XVII, a cópia manuscrita da peça Mujeres y Criados foi encontrado nos arquivos da biblioteca nacional espanhola por um investigador especialista na obra de Lope de Vega.

“É uma descoberta muito importante”, declarou Alberto Blecua, diretor do grupo de investigação da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) ao qual pertence o investigador Alejandro Garcia Reidy, citado num comunicado da universidade.

Segundo Alejandro Garcia Reidy, trata-se de uma cópia do original feita por Pedro de Valdés, diretor de uma companhia teatral, que representou a peça cerca de 20 anos depois de ter sido escrita.

Uma versão digital das 56 páginas manuscritas foi publicada nosite da biblioteca digital hispânica e servirá de base para a encenação da peça este ano pela primeira vez desde que estreou há quatro séculos.

Fonte: DN

Artigo completo