World Press Cartoon em risco de perder casa em Sintra por falta de apoio financeiro

Krieger lr

A organização do World Press Cartoon (WPC) adiou a décima edição, que devia ter início em Sintra, até maio, e procura alternativas para viabilizar ainda este ano o principal salão do desenho de humor na imprensa no país.

“Vamos ver se ainda encontramos alternativas para este evento não morrer”, admitiu à agência Lusa o cartoonista António Antunes. Após nove edições, a organização pretendia assinalar os dez anos de forma especial, “mas em vez de ser uma festa maior, foi uma tristeza”, desabafou o dinamizador do WPC.

Segundo explica a direção do salão, em comunicado datado de 20 de abril, na sequência das eleições autárquicas de outubro de 2013, o “evento foi oportunamente anunciado tendo por base um compromisso informal com o candidato vencedor, mas este compromisso não foi ainda assumido pela nova administração do município”.

António Antunes reiterou que o presidente eleito, Basílio Horta (PS), disse inicialmente “que sim” ao evento, mas posteriormente comunicou que “a autarquia não tem dinheiro e que apenas pode prometer apoio logístico”. A falta de resposta de empresas patrocinadoras obrigou ao adiamento do salão, que devia realizar-se na primavera.

Os “cerca de 900 trabalhos” recebidos dos autores concorrentes, oriundos de mais de meia centena de países, aguardam pela procura de uma solução, que permita viabilizar ainda este ano o salão, ou terão de ser devolvidos. “O nosso compromisso é lutar pela vida deste salão que ao longo de uma década se revelou ponto de encontro obrigatório de ‘cartoons’ e cartoonistas, com uma mostra anual do melhor que se produz em todo o mundo”, lê-se no comunicado.

António Antunes compreende os problemas financeiros, que levaram à redução dos apoios nas anteriores edições, mas salientou o retorno que Sintra e o país tiveram com a consolidação de um importante salão dedicado ao desenho de humor na imprensa.

“A Câmara Municipal de Sintra reconhece a importância do World Press Cartoon como um evento cuja realização no Centro Cultural Olga Cadaval prestigia o município”, informou hoje em comunicado, a autarquia. No ano passado, o município apoiou o evento “com uma verba direta na ordem dos 184 mil euros” e “com todo o apoio logístico”, incluindo a divulgação e cedência do espaço da gala no Olga Cadaval e das exposições no antigo Museu de Arte Moderna.

“As circunstâncias económicas do país e a legislação aplicável mudaram e atualmente o município está a fazer um grande esforço para minimizar os impactos da crise junto da população que reside no concelho”, justifica a autarquia, acrescentando que a câmara está “a canalizar cada vez mais verbas para o combate ao desemprego e ação social” e por isso não pode “manter um apoio financeiro direto com montantes daquela importância a uma empresa privada”.

A autarquia, conclui o comunicado, está disponível para manter “o apoio logístico gratuito até agora prestado, bem como cedendo os espaços onde ao longo destes nove anos foi realizado o World Press Cartoon”.

Para já, António Antunes procura apoios que permitam viabilizar a edição deste ano de um salão que, após a apresentação em Sintra, se apresentava em itinerância num formato mais reduzido pelo país e além-fronteiras, pela Europa, Moçambique (bianual) e América do Sul.

O WPC recompensa desenhos em três categorias: Editorial, Desenho de Humor e Caricatura. O tema da crise marcou a edição de 2013, que perdeu alguns patrocinadores, mas não fazia prever a falta de apoio do principal patrocinador desde 2005.

Fonte: Diário Digital