Ano do Design Português começa em Junho

1517

made_in

 

O Ano do Design Português, iniciativa do Governo para promover e divulgar o design nacional no estrangeiro, vai decorrer entre junho de 2014 e maio de 2015.

O objetivo é valorizar o design português a nível nacional e a sua promoção no espaço internacional, “através da sedimentação da sua imagem e valor e criação de novos clientes para as competências industriais e artesanais nacionais”.

A nota da SEC indica ainda que o Ano do Design Português terá ligações ao tecido económico e às plataformas de educação e, ao longo de todo o ano, irá estimular coproduções e acolher iniciativas independentes, para as quais funcionará como uma plataforma de divulgação e promoção.

Uma das iniciativas é a realização de uma exposição intitulada “A Liberdade da Imagem: Design e Comunicação Visual em Portugal (1974-1986)”, comissariada por Guta Moura Guedes.

Terá curadoria de José Bártolo, design expositivo de Miguel Vieira Baptista e design gráfico de João Faria.

Produzida pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), em coprodução com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, a exposição é inaugurada a 29 de maio, em sete locais da cidade do Porto.

Esses espaços são a Casa do Infante, o Museu Romântico Quinta da Macieirinha, o Palacete dos Viscondes de Balsemão, a Casa Museu Guerra Junqueiro, a Galeria Municipal Almeida Garrett, a Sala dos Azulejos da Casa da Música e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Fonte: DN