Secretário de Estado da Cultura diz que Governo está atento a obra de Siza Vieira

jorge_barreto_xavier

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, afirmou no passado sábado que o Governo estuda há meses uma solução para o arquivo de Siza Vieira, cuja obra considera «um tesouro vivo» que deve estar acima de qualquer querela.

A obra de Siza Vieira «é um tesouro vivo do Portugal contemporâneo que merece todo o respeito, reconhecimento e atenção no que deverá ser a preservação do seu trabalho», disse à Lusa Jorge Barreto Xavier.

Segundo o governante, «há meses que o Governo acompanha com atenção as questões relativas ao património que representa a obra do arquiteto», que esta semana confirmou a alguns órgãos de comunicação estar em conversações com instituições de diversos países sobre «o futuro a dar» ao seu arquivo.

Jorge Barreto Xavier admitiu a “preocupação” do Governo, em termos gerais, sobre o espólio documental, mas adiantou que “ainda não se chegou a uma conclusão” e que a obra de Álvaro Siza Vieira deve estar “acima de qualquer querela”, tanto mais que “há consenso sobre a sua importância”.

Jorge Barreto Xavier reagiiu assim a uma informação avançada na quinta-feira pela revista Visão e pelo jornal Público, que noticiaram que o arquivo de Siza Vieira poderá ir para o Centro Canadiano de Arquitetura, em Montreal.

Fonte: Diário Digital