José de Guimarães expoe no Museu Afro Brasil

jose_guimaraes

Uma exposição do pintor José de Guimarães está patente no museu Afro Brasil, em São Paulo, sob o título “O Ritual da Serpente, 10 guaches inspirados na obra de Aby Warburg”.

A exposição, inaugurada no sábado, fica em cartaz até 07 de dezembro e marca uma homenagem aos dez anos do museu. Os guaches representam o ritual da serpente descrito por Warburg, historiador alemão que acompanhou os índios hopis, nos Estados Unidos, no final do século XIX.

O ritual descrito pelo historiador incluía uma associação da serpente com o relâmpago e a chuva, e uma cerimónia na qual os répteis eram lançados numa pintura com areia, e chegavam a ser colocados na boca de um dos participantes.

Nos seus guaches, Guimarães representa o ritual com cores fortes, em obras inéditas, feitas para a exposição.

Fonte: DN

Museu Afro Brasil