Acordo pré-nupcial de Napoleão e Antonieta vai a leilão

653

napoleao

Napoleão Bonaparte e Maria Antonieta fizeram um contrato pré-nupcial, o qual vai ser leiloado, em Paris, a 21 de Setembro. O documento foi assinado a 8 de Março de 1796 e constitui, além de um contrato protegendo os seus bens pessoais, um contrato político e um contrato de amor entre um dos pares mais famosos da História, uma raridade para a época.

Na época, o casal foi obrigado a mentir sobre as suas idades, uma vez que Josefina tinha mais seis anos que Napoleão, o que não era autorizado.

O documento mostra que Josefina não deixou a paixão enevoar-lhe o lado prático, tendo acautelado uma parte dos seus bens, não os declarando na totalidade. E teve razão, pois o casamento foi anulado ao fim de 10 anos por falta de filhos.

Desconhece-se o preço de base de licitação do documento, mas estima-se que o documento leiloado pela Osenat possa atingir entre os 80 e os 100 mil euros.

A aliança do casamento do casal foi arrematada, em Março de 2013, por 900 mil euros, quando o preço base de licitação não trapassava os 10 a 15 mil euros.

Fonte: Diário Digital

Siga-nos