Museu Nacional de Arte Antiga atinge recorde de visitantes

mnarteantiga

O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, registou, no passado sábado, 200.19o visitantes, um número alcançado pela primeira vez.

De acordo com dados divulgados em fevereiro deste ano pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o MNAA recebeu um total de 124.697 visitantes em 2013. Nesse ano, o Museu Nacional dos Coches manteve a liderança dos museus nacionais mais visitados, com 189.015 entradas (o núcleo de Vila Viçosa recebeu 8.276), seguido do Museu Nacional de Arte Antiga, com 124.697 entradas, e do Museu Nacional do Azulejo, com 101.639 visitantes, todos localizados na capital portuguesa.

De acordo com as estatísticas da SEC, o MNAA foi a instituição com a maior variação positiva – mais do que duplicado -, no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, tendo registado um aumento de visitantes na ordem dos 123%.

Entre janeiro a março deste ano, 80 mil visitantes entraram naquele museu nacional para ver a exposição temporária “Rubens, Brueghel, Lorrain”, com obras do Museu do Prado, resultado de uma parceria com a empresa Everything is New.

Entre maio e setembro, a parceria iria repetir-se com a exposição “Os Saboias. Reis e Mecenas (Turim, 1730-1750)”, que atingiria cerca de 22 mil visitantes.

A próxima exposição temporária já anunciada, desta vez em parceria com a produtora de espetáculos UAU, será com uma centena de obras da Coleção Franco Maria Ricci, proveniente de Itália, que é inaugurada em novembro.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante coleção pública de arte antiga do país, em pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média, ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

Fonte: LUSA/RTP