Inicio Património & Museus Câmara do Porto quer ficar com o Castelo do Queijo

Câmara do Porto quer ficar com o Castelo do Queijo

618

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, quer que o Forte de São Francisco Xavier, que todos conhecem como Castelo do Queijo, continue na posse do Estado e já contactou o Governo para tentar impedir a venda do imóvel portuense. O autarca diz que sugeriu à secretária de Estado da Defesa, Berta Cabral, incluir o forte num processo de permuta que está em negociações “há mais de um ano”, com o objectivo de passar também para as mãos da autarquia o Quartel de São Brás.

“Temos vindo a negociar com o Ministério da Defesa uma série de permutas que permitam que a Câmara Municipal do Porto fique com o Quartel de São Brás, a troco de outros equipamentos de que a câmara não precisa e de que o Ministério da Defesa precisa”, disse Rui Moreira à margem da apresentação da etapa portuguesa da prova solidária Wings For Life World Run, que terá o Porto como um dos 35 pontos de partida simultâneos, em todo o mundo, a 3 de Maio.

O autarca explicou que soube da intenção do Ministério da Defesa de alienar 60 imóveis em todo o país “pelos jornais” e que contactou Berta Cabral para lhe transmitir a vontade do município de ficar com o Castelo do Queijo, além do Quartel de São Brás. “O Castelo do Queijo é um equipamento icónico para a cidade, que gostaríamos de manter no Estado e, não sendo no Ministério da Defesa, então que seja no município”, disse.

Fonte: Público

Artigo completo

Siga-nos