UE investe milhões no fomento da Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal

568

interreg

A Comissão Europeia adotou o novo Programa de Cooperação Inter-regional «INTERREG» entre Espanha e Portugal, no valor de mais de 288 milhões de euros de Fundos Regionais da UE.

Será atribuída uma ênfase especial às iniciativas transfronteiriças que visem proteger o Ambiente, promover o Turismo e o Crescimento Económico, e articular a Investigação e o Desenvolvimento. O volume total do programa, incluindo fundos nacionais, é superior a 382,5 milhões de euros.

Na opinião de Corina Creţu, a Comissária Europeia responsável pela Política Regional: «Os nossos programas transfronteiriços são uma das componentes mais tangíveis do trabalho desenvolvido pela UE para ajudar os cidadãos a superar desafios e explorar potencialidades comuns, em conjunto. Calculamos que quase 7,5 milhões de pessoas nestas regiões virão a beneficiar dos projetos que resultarão da decisão tomada hoje.»

O Programa promoverá uma melhor integração das capacidades de investigação e de desenvolvimento nos dois lados da fronteira, de modo a tirar pleno partido do potencial económico da região. Simultaneamente, abordará a questão da proteção ambiental e os crescentes desafios relacionados com as alterações climáticas, em especial a gestão dos riscos de inundação. As ações desenvolvidas no âmbito destas duas prioridades serão complementadas por iniciativas destinadas a promover uma maior cooperação jurídica e administrativa, com vista a criar uma região fronteiriça plenamente integrada.

O primeiro convite à apresentação de projetos transfronteiriços será lançado em 2015. Da criação de redes transfronteiriças de investigação e da gestão conjunta de zonas de proteção ambiental ao desenvolvimento de atividades transfronteiriças no setor do turismo, os projetos verão as suas atividades financiadas pela UE até 75 %.

Para mais informações

Siga-nos