Artigo “A Fábrica de Fiação e Tecidos da Areosa: e o «Império» Industrial de Manuel Pinto de Azevedo”, por André Silva

12791

andre_silva

A antiga Fábrica de Fiação e Tecidos da Areosa vista a partir da circunvalação.

Patrícia Marcos, 2015

A quem circula pela estrada da Circunvalação em direção à Areosa depara-se, imediatamente antes do viaduto, com um antigo complexo industrial de grandes proporções. Hoje pintado de vermelho e com um aspeto cativantemente reabilitado e albergando uma série de empresas de diferentes ramos de atividade.

Embora tenha atualmente um carater multifacetado todo este complexo industrial fora construído apenas para albergar a Fábrica de Fiação e Tecidos da Areosa, que ali laborou desde 1907 até grande parte do século XX. Repare-se no requinte das suas janelas, no cuidado artístico do acabamento das empenas. É uma maravilha poder-se contemplar uma antiga fábrica tão bem conservada. De notar que no arquivo histórico do Porto encontra-se uma fotografia aérea desta fábrica datada dos anos 1939-40 que nos comprova que realmente o essencial da sua arquitetura encontra-se praticamente intacto.

Esta fábrica foi comprada em 1920 por Manuel Pinto de Azevedo que, em conjunto com outros sócios, constituiu um notável «império» industrial na área dos tecidos. A sua rede de fábricas e outras estruturas edificadas de apoio é tão vasta que numa pequena área geográfica, focando-nos no Porto e arredores, permitiria até fazer um roteiro pelo património industrial no ramo da fiação e tecelagem.

Este roteiro incluiria, por exemplo, além desta fábrica, o bairro operário da Areosa, situado também junto à circunvalação e a pouco mais de 500 metros desta, na direção de Matosinhos; e neste concelho a Empresa Fabril do Norte, nas traseiras do Norte Shopping; e ainda, por exemplo, a Fábrica de Tecidos Aliança em Rio Tinto e a Fábrica de Fiação e Tecidos de Ermesinde. Destas a primeira encontra-se na rua D. Afonso Henriques, a pouco mais de 500 metros da circunvalação; e a segunda encontra-se na rua Joaquim Ribeiro Teles a pouco mais de um quilómetro da estação de comboios.

 

 

Bibliografia: CORDEIRO, José, “O Rasgo e a Vontade”, Associação Empresarial de Portugal, 2004; <afloret.wordpress.com/2008/07/10/manuel-pinto-de-azevedo-1874-1959/> [2015/03/17]; Arquivo Histórico Municipal do Porto, Fotografia Aérea da Cidade do Porto: 1939-1940: Fiada 24A, n.º 580.

Siga-nos