10.ª edição do prémio de arquitetura Fernando Távora tem 23 candidatos

4550

tavora

Um total de 23 candidatos apresentam-se este ano à 10.ª edição do prémio de arquitetura Fernando Távora, cujo vencedor será anunciado a 09 de abril, no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, anunciou hoje a Ordem dos Arquitetos.
O escritor Valter Hugo Mãe, membro do júri desta edição, abrirá a sessão, às 22:00, com uma conferência sobre o tema “A viagem”.

Na cerimónia estarão também presentes os restantes elementos do júri, nomeadamente, José Manuel Botelho, João Luís Carrilho da Graça (nomeado pela Casa da Arquitetura), Pedro da Rocha Vinagreiro (em representação da Ordem dos Arquitetos da Secção Regional do Norte) e Luísa Távora, em representação da família do arquiteto Fernando Távora.

Atribuído anualmente, o galardão, que constitui uma homenagem ao arquiteto Fernando Távora, é constituído por uma bolsa no valor de 6.000 euros, para a melhor proposta de viagem de investigação apresentada pelos candidatos.

Em edições anteriores foram vencedores, entre outros, os arquitetos Nelson Mota, com o trabalho “Viagem ao espaço doméstico e às cidades da burguesia do final do século XIX”, Sílvia Benedito, com “Quadrícula Emocional – um urbanismo híbrido entre natureza e arquitetura nas cidades atlânticas portuguesas do século XVI”, e Maria Moita, com “Arquitetura para o desenvolvimento. Intervenções de emergência e de permanência no sudoeste asiático”.

Na 9.ª edição, foi vencedora Susana Ventura, com o trabalho “Expedição a uma arquitetura intensiva”.

O Prémio é organizado pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (OASRN), em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Casa da Arquitetura, contando com o patrocínio da AXA Portugal.

Fonte: RTP