Aquamuseu do Rio Minho

1057

Print

Partindo do mote lançado pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema de Museus para uma sociedade sustentável, O Aquamuseu do Rio Minho, o Museu da Bienal de Cerveira, o Convento de San Payo e a Câmara Municipal unem-se para abordar o território celebrando o evento Museus Fora de Portas.
O objectivo é trazer os museus para fora do seu espaço formal, para contactarem diretamente com a comunidade e entre si, suscitando um espaço comum de diálogo e interação sobre o território, a cultura e sociedade.
O fio condutor das atividades propostas é a sustentabilidade tanto do ponto de vista do enquadramento territorial em que os museus se inserem, como do da participação ativa das instituições na consciencialização para os desafios ambientais e culturais que a sociedade moderna enfrenta.
As comemorações terão destaque no fim de semana de 16 e 17 de Maio, sendo que na semana anterior entre o dia 11 e 15 de Maio, os Museus, irão ao encontro das escolas e alunos do concelho para a realização de ateliers, dos quais resultará uma exposição a decorrer durante o fim de semana.
No fim de semana decorre também o ponto alto do programa com o concerto “Música nos Caminhos de Santiago”, pela Orquestra do Norte acompanhada por 4 Grupos Corais: O Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, Coro do Orfeão de Leiria, Orfeão de Vila Praia de Âncora, Coro do Liceu Vila Garcia, num espetáculo que contará com cerca de 150 elementos em palco a decorrer no Sábado, 16 de Maio pelas 16h30 no Interior do Castelo de Vila Nova de Cerveira. Ontem como hoje os Caminhos de Santiago continuam a ser indissociáveis do território de Vila Nova de Cerveira, funcionando como eixo disseminador da cultura que se recebe e gera no Vale do Minho.
Para o domingo dia 17 preparamos visitas guiadas conjuntas ao Aquamuseu do Rio Minho, Convento de San Payo, Museu da Bienal de Cerveira e Forte de Lovelhe. Mais que abordarem as coleções de cada espaço, procura-se dar a conhecer os pontos de ligação e complementaridade entre eles, tendo sempre por base o território, a sua matriz cultural e a sustentabilidade.
As comemorações rematam no dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, com a abertura gratuita dos espaços a todos os visitantes.

Programa

Siga-nos