Museu de Arte Contemporânea da Madeira muda de lugar

museu_madeira

O Museu de Arte Contemporânea da Madeira vai mudar de casa e denominação, abandonando a histórica Fortaleza de São Tiago (Funchal) para ocupar o moderno edifício Casa das Mudas, no concelho da Calheta, a partir de 8 de outubro. ”

A ideia foi dar mais condições à coleção de arte contemporânea da Região Autónoma da Madeira, que tem perto de 400 peças. O atual edifício não tem capacidade nem as condições necessárias”, disse à agência Lusa a diretora regional da Cultura madeirense.

Carina Bento salientou que o atual espaço do Museu de Arte Contemporânea, na fortaleza, na zona este do Funchal, instalado em 1992, conseguiu, “com enormes dificuldades financeiras, cumprir de forma muito correta” o seu papel, mas não deixava de ter limitações “do ponto de vista das condições de ambiente”. “Estamos a falar de uma fortaleza, uma construção de 1614, e, por muito que adapte com ares condicionados, não é um edifício pensado de raiz para espaço expositivo no sentido de arte contemporânea”, sublinhou a responsável.

Por isso, no âmbito da “aposta de descentralização cultural” do atual Governo da Madeira, este núcleo composto por obras de aproximadamente cem artistas plásticos, desde a década de 1960 até aos dias de hoje, vai mudar-se para o Centro Cultural – Casa das Mudas, passando a estar a uma distância condução de 35 quilómetros (cerca de 40 minutos).

Fonte: CM