Câmara de Alcobaça adquire lojas armazéns Vazão para instalar o futuro Museu da Rádio

radio

A Câmara Municipal de Alcobaça assinou esta segunda-feira, dia 5 de outubro, um contrato-promessa para a aquisição de 5 lojas (4 no rés-do-chão e 1 na cave) dos antigos armazéns – conhecidos por “armazéns Vazão” – na Rua Araújo Guimarães, em Alcobaça, onde será instalado o futuro Museu da Rádio.

O investimento de cerca de 280.000€ tem como intuito constituir “uma estrutura museológica ímpar no contexto nacional dada a diversidade e antiguidade das peças que compõe o espólio de rádios e outros equipamentos radiofónicos na posse da autarquia”, explica o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

O “Espólio Coleção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes” foi adquirido pelo Município, em maio de 2009, pela mão do então presidente da Câmara Municipal, Gonçalves Sapinho, ao colecionador natural da Cela, José Madeira Neves, e integra 847 equipamentos técnicos de radiodifusão e de telecomunicações como rádios, telefones, gravadores, microfones, caixas de música, fonógrafos, gravadores magnéticos e grafonolas.

Fonte: Tinta Fresca