Cabo Verde vai propor à UNESCO a classificação do vulcão e da localidade de Chã das Caldeiras, na Ilha do Fogo, como Património Mundial da Humanidade. Para tal, os dois sítios, terão que ser incluídos na lista indicativa dos lugares que em Cabo Verde têm potencialidades para serem classificados. A lista está atualmente em revisão e deverá passar a incluir também como novos sítios Nova Sinta (Brava), reserva natural de Santa Luzia e ilhéu Branco e Raso e a cova e montanhas de Ribeira da Torre e Paúl (Santo Antão).
Em 2004, Cabo Verde apresentou à UNESCO a lista indicativa de locais com potencialidades para serem classificados como património mundial, onde se incluía a Cidade Velha, ilha de Santiago, o único local que viria a ser classificado, em julho de 2009. Da lista de 2004 constavam ainda as Salinas de Pedra de Lume (Sal), o Centro Histórico da Praia (Santiago), o Campo de Concentração do Tarrafal (Santiago) e o Centro Histórico de São Filipe (Fogo).
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) recomenda que os países atualizem a lista de 10 em 10 anos.