O Museu Nacional de Arte Antiga lançou uma campanha pública inédita de angariação de fundos para a aquisição da tela “A Adoração dos Magos” do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837).
O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) lançou, em Lisboa, uma campanha pública inédita de angariação de fundos para a aquisição da tela “A Adoração dos Magos” do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837).
A obra foi apresentada publicamente esta terça-feira no museu, na Rua das Janelas Verdes, pelo diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, e dos parceiros da iniciativa que visa reunir 600 mil euros para comprar a tela ao proprietário privado.
O diretor do museu disse que até 30 de abril qualquer cidadão pode contribuir para a aquisição da tela considerada “uma obra-prima visionária, que evidencia a capacidade de Domingos Sequeira de fazer a síntese entre o Clássico e o Romântico”.
Pimentel indicou que “A Adoração dos Magos”, pintada em 1828, já tinha sido mostrada ao público no museu, em Lisboa, e “faz parte dos grandes livros da História da Arte portuguesa”.
A tela de grandes dimensões integra a série Palmela – com quatro pinturas religiosas – e o museu possui na sua coleção os desenhos de estudo preparatórios de todas elas, exceto os óleos. De acordo com o Público, o proprietário da obra é um privado, descendente do primeiro duque de Palmela.
Fonte: Observador