Museu de Aveiro mostra presépio com mais de três séculos alvo de restauro

museu_aveiro

Um presépio do século XVIII com seis dezenas de figuras é uma das grandes atrações de Natal .

A exposição, com inauguração marcada para sexta-feira, vai ficar patente até 11 de Janeiro.

A “maquineta com presépio”, da autoria de oleiros desconhecidos, não era montada há 15 anos.  Um conjunto ao gosto do Barroco, que conserva no interior mais de seis dezenas de figuras de barro, pintadas.

A instalação encena a partir da composição visual de uma gruta  todo o ambiente o universo relatado pelos Evangelhos de S. Mateus e de S. Lucas, e que correspondem ao nascimento de Jesus, com a Sagrada Família talhada em madeira.

A obra ressurge em público após “um longo e moroso processo de conservação e restauro no laboratório”.

Os presépios fazem parte do acervo do atual Museu de Aveiro, e ainda, do Convento de São João Evangelista das Carmelitas Descalças de Aveiro.

A mostra inclui ainda um conjunto assinalável de figuras de barro, moldes e madres em barro vermelho, que serviram para conceção e reprodução de figuras de presépio de manufatura conventual.

Fonte: Notícias de Aveiro