Postal dos CTT assinala 180 anos da Academia de Belas Artes

180anos_academia

Os Correios de Portugal lançam na quinta-feira, 14 de janeiro, a primeira emissão do ano. Trata-se de um inteiro postal destinado a assinalar os 180 da Academia Nacional de Belas Artes (ANBA).

O inteiro postal com taxa paga (N20g), destinado ao correio doméstico, tem uma tiragem de três mil exemplares e design do Atelier B2. Com duas faces, reproduz, no verso, uma tela com o título ‘Alegoria à Academia’, do pintor Norberto José Ribeiro. A pintura a óleo foi oferecida pelo autor à ANBA em 1839. Na frente do postal, no canto superior direito, o selo impresso é ilustrado com um pormenor da mesma obra. A ANBA é a sucessora das extintas Academia Real de Belas Artes e Academia Portuguesa de Belas Artes e tem como missão a promoção e o desenvolvimento de trabalhos de investigação e estudos na área da historiografia da arte portuguesa.

Paralelamente ao lançamento do inteiro postal, a Academia celebra ainda o seu aniversário com a realização de uma exposição que mostrará ao público “centenas de obras em pintura e escultura dos melhores artistas do final do século XIX e XX”. Entre eles, os pintores Carlos Reis, Dórdio Gomes, Sousa Pinto e Guilherme Santa-Rita, e os escultores Francisco Franco, Lagoa Henriques e Simões de Almeida. Trata-se de um espólio que o público ainda não conhece e que vai ser exposto pela primeira vez, reunindo peças de artistas que integraram a Academia e ofereceram à instituição uma obra para ficar como memória do seu trabalho.

A exposição será inaugurada também na quinta-feira, às 18h30, na Galeria de Pintura de D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Ficará patente até 31 de março. Entretanto, para obliterar o inteiro postal os Correios de Portugal editaram uma marca postal alusiva da efeméride que estará à disposição dos colecionadores na Loja dos CTT nos Restauradores, em Lisboa, entre as 10h30 e as 17h00.

Fonte: CM