O Museu Nacional da Imprensa assinala esta quarta-feira o 71.º aniversário da libertação do campo de concentração nazi onde foram mortas pelo menos um milhão de pessoas
O programa de comemoração tem início às 16h, com a apresentação do livro “Poemas de Choá”, de Ana Paula Eabrouk, resultante da participação da autora no seminário “Memória de Shoá: Desafios Educativos”, ocorrido entre julho e agosto de 2014, na Escola Internacional para os Estudos Educativos, Yad Vashem, em Jerusalém, Israel.
O objetivo deste livro de poemas é, segundo nota enviada à imprensa, “dar a conhecer um pouco da História Judaica europeia dos anos 30 e 40 do século XX sob a forma de poesia”.
Ana Pala Eabrouk, várias vezes premiada em concursos literários no Brasil e em Portugal, escreveu outras obras publicadas por cá, como é o caso de “Alfabeto no Feminino (2005), “Em Carne Viva” (2010), “Crónicas da Arte e da Vida” (2011), “Paixão em 5 atos” (2013) e “Águas Paradas”(2014).
A comemoração conta ainda com o espetáculo “Com as nossas mãos”, peça inspirada na obra “As mãos de Abraão Zacut”, de Luís Sttau Monteiro, com textos de Manuel Alegre,Wislawa Szymborska e Bertolt Brecht.
Estreada no Theatro Circo, em Braga, em março de 2015, é interpretada pelos dos alunos da OutraARTE – Oficina de Teatro da Escola Secundária Carlos Amarante, de Braga, e encenada por Maíra Ribeiro, encenadora, jornalista e professora de teatro.