Governo Regional cria Museu do Romantismo na Quinta do Monte

museu_romantismo_madeira

O Governo Regional vai criar o ‘Museu do Romantismo da Quinta do Monte’, no local onde, no início do século XX, viveu o Imperador da Áustria.

“Vamos assumir a gestão e a ideia será, no edifício principal, fazermos um núcleo do Romantismo que é da natureza intrínseca do Monte e onde vamos fazer uma evocação de algumas personalidades que visitaram a Madeira e, também, do próprio Imperador Carlos da Áustria”, disse o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

A Quinta do Monte, ou Quinta Jardins do Imperador, foi adquirida pelo Governo Regional em 1982. Na altura, era intenção do executivo madeirense instalar ali a Universidade da Madeira, o que nunca viria a acontecer.

Em 2003, foi outorgado entre a região e uma sociedade comercial o contrato de concessão para reconstrução e exploração da ‘Quinta do Monte’, com o espaço a ser alvo de um projecto de recuperação, sobretudo ao nível dos jardins.

No entanto, devido a incumprimentos em outras áreas de intervenção contractualizadas, o Governo Regional alegou que o contrato não estava a ser cumprido e recorreu aos tribunais.

Fonte: DNotícias

Artigo completo