Museu sobre Tiananmen em Hong Kong está fechado e procura nova morada

Tiananmen_museum

Aberto há menos de dois anos, o museu de Hong Kong dedicado a Tiananmen está fechado e procura novas instalações após problemas administrativos e disputas legais, disse o presidente da Aliança de Apoio aos Movimentos Democráticos e Patrióticos na China.

(…)

A sociedade dos proprietários do edifício critica o museu por incumprimento das obrigações contratuais e o presidente da empresa, Stanley Chau, levou a Aliança a tribunal e pediu uma indemnização.

Depois disso, a Aliança também recebeu queixas sobre alegadas violações das normas da portaria e normas do serviço de bombeiros.

Por outro lado, Albert Ho, em declarações citadas pela Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK), acusou Stanley Chau de instruir o pessoal do edifício para pedirem a identificação de todos os visitantes do museu, afirmando que isso criou uma série de transtornos, sobretudo para os visitantes do interior da China.

O museu ocupa um discreto quinto andar do Foo Hoo Centre, em Tsim Sha Tsui, desde maio de 2014, mas está atualmente fechado ao público. A RTHK refere a data de 15 de abril para a reabertura do museu, mas sem especificar a localização.

Só no primeiro mês de funcionamento, o museu recebeu 5.000 visitas. No espaço, com pouco mais de 30 metros quadrados, uma linha cronológica percorria as paredes e está ilustrada com fotografias, textos e vídeos que explicam aos visitantes os momentos mais marcantes do movimento que terminou num massacre.

(…)

Fonte: RTP