Ministro da Cultura ouvido dia 19 de abril sobre Fundação Côa Parque

joao_soares

De acordo com a comissão parlamentar de Cultura, a audição regimental será aproveitada para João Soares responder ao pedido de esclarecimento do PCP sobre a situação da fundação que gere o Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa.

No passado dia 16, a Comissão de Trabalhadores do museu e do parque arqueológico declarou-se preocupada com a “insustentável” degradação financeira da Fundação Côa Parque (FC-P).

Em declarações à agência Lusa, o representante da Comissão de Trabalhadores, José Branquinho, disse que o anterior Governo nunca entendeu financiar a FC-P e que, por isso, se foram acumulando divididas a diversas entidades públicas.

“Fomos acumulando dívidas à Segurança Social, às Finanças, Caixa Geral de Aposentações ou Caixa Geral de Depósitos, tornando-se a situação insustentável para a Fundação”, explicou o também dirigente sindical.

A mesma fonte confirmou que a fundação já teve de recorrer a empréstimos para pagar vencimentos aos 34 trabalhadores da instituição e que a loja da fundação que está instalada no Museu do Côa foi penhorada pelas Finanças.

Num requerimento enviado a 17 de março à Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o PCP afirmava que “urge que a Assembleia da República tome conhecimento e tome medidas que permitam a resolução imediata do problema”, sendo “igualmente importante aprofundar o debate e a discussão e conhecer as posições e medidas do Governo”.

(…)

Fonte: Notícias ao Minuto