Encontro de Escritores no Museu Nadir Afonso

pontes_1_980_2500

O encontro de escritores “Ponte escrita”, entre os dias 15 e 17, é a primeira iniciativa a realizar-se no Museu Nadir Afonso, que a Câmara de Chaves quer inaugurar brevemente com a presença do Presidente da República.

O presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, disse hoje à agência Lusa que o encontro luso-galaico de escritores “vai utilizar pela primeira vez” o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, que foi projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Trata-se, na opinião do autarca, de um edifício que colocará a cidade no roteiro mundial da arte contemporânea e será mesmo, acrescentou, o “segundo ícone” de Chaves, depois da ponte romana construída há cerca de 2000 anos.

António Cabeleira referiu que, neste momento, se está a ultimar a exposição inaugural do espaço, que versará sobre a vida e a obra do pintor e arquiteto que nasceu em Chaves, chegou a trabalhar com os arquitetos Le Corbusier e Óscar Niemeyer e faleceu aos 93 anos.

O imóvel vai dispor de salas de exposição, auditório, biblioteca, arquivo, espaços para o espólio do artista e um atelier, que estará disponível para acolher temporariamente artistas provenientes de todo o mundo.

A inauguração deverá acontecer “antes do verão” e está dependente da agenda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As obras de construção do museu, situado numa das margens do rio Tâmega começaram em 2011. Entre algumas questões que levaram à demora da finalização do projeto, o autarca destacou os “longos meses” que se esteve à espera da certificação energética do espaço, considerando que se tratou de uma “demora absolutamente inconcebível”.

Fonte: Porto Canal

Artigo completo