Museu do Futebol Clube do Porto

963

fcp

Dia 15 – Rota do Dragão – Visita no Museu c/ Joel Cleto

Joel Cleto regressa aos caminhos da história no Museu FC Porto para a primeira “Rota do Dragão” de 2016. Nesta visita tão especial à exposição permanente, o conceituado historiador portuense conduz toda a viagem no tempo, ao longo de mais de cem anos de memórias e curiosidades desportivas, sociais e culturais, sempre centrados na linha que cruza o clube com a cidade (e vice-versa). Depois dos êxitos em 2014 e 2015, a “Rota do Dragão” mantém o conceito inovador na descoberta e compreensão da história, dentro do Museu ou nas ruas do coração do Porto, sempre com um caráter surpreendente associado a cada visita – e por falar em surpresa, mais uma novidade para 2016: em cada visita no Museu, Joel Cleto terá a seu lado um convidado muito especial… A participação é limitada e aconselha-se inscrição prévia – não custa mais, bastando adquirir um bilhete Tour, mas está sujeita a lotação máxima. Conselho fraterno de portista: junte os seus e venha celebrar o Dia das Famílias no Museu, a preço condizente.

 

Idades: Todas
Horário: 16H30
Duração: 2H00
Preço: Incluído no bilhete Tour Museu e/ou Tour Museu + Estádio
 DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

18 de Maio de 2016

 

Dia 18 – Dia Internacional dos Museus /Museus e Paisagens Culturais – Visitas Orientadas

 

O Museu FC Porto volta a associar-se às celebrações mundiais do Dia Internacional dos Museus (DIM), este ano subordinado ao tema “Museus e Paisagens Culturais”, verdadeiramente inspirador para descobrir a história e os elementos que distinguem toda a riqueza do FC Porto e do universo do Dragão no imenso património material e imaterial da cidade Invicta. Neste dia, as visitas orientadas Tour Museu e Tour Museu + Estádio vão incluir uma abordagem temática, especialmente preparada e animada para assinalar a efeméride e sublinhar ainda mais aos visitantes a importância do clube no quotidiano cultural e social da cidade. Mas há mais: a inauguração de uma exposição de fotografia no âmbito do mote do DIM e um naipe de surpresas de animação.

Idades: Todas
Horários: Visitas Orientadas – 10H30|14H30|16H30
Preço: Visitas – Tabela geral Tour Museu e Tour Museu + Estádio

 

Dia 18 – Dia Internacional dos Museus /Museus e Paisagens Culturais – Visita|Oficina (p/ Escolas)

O Museu FC Porto volta a associar-se às celebrações mundiais do Dia Internacional dos Museus (DIM), este ano subordinado ao tema “Museus e Paisagens Culturais”, verdadeiramente inspirador para descobrir a história e os elementos que distinguem toda a riqueza do FC Porto e do universo do Dragão no imenso património material e imaterial da cidade Invicta. Neste dia, as visitas orientadas ao Museu vão incluir uma abordagem temática, especialmente preparada e animada para assinalar a efeméride e sublinhar ainda mais aos visitantes a importância do clube no quotidiano cultural e social da cidade. Assim, e a pensar nas escolas, o Serviço Educativo desenhou mais uma oferta didática especial, cruzando visitas com oficinas lúdico-pedagógicas incluídas.

Horário: 10H00 – 19H00
Duração: 90 min
Preço: sob consulta
Dia 18 – “detalhAR” (… E Porto, Clube e Cidade) Francisco Piqueiro – Exposição de Fotografia

O Dia Internacional dos Museus (DIM) marca o início de uma exposição temporária de fotografia no Museu FC Porto que revela um olhar raro e artístico sobre o país, mas também sobre o FC Porto e a sua cidade Invicta. Francisco Piqueiro, portuense, engenheiro e professor universitário, faz da paixão pela imagem aérea uma vertigem de sensações, surpreendendo pela captura de pormenores em instantâneos onde a espetacularidade das composições denuncia uma técnica superior. Em “detalhAR”, a seleção de fotografias põe à vista a capacidade do autor em descobrir na beleza da paisagem elementos de estética ainda mais sublimes, transformando o Porto, Clube e Cidade também em genuínas… paisagens culturais. A mostra, com entrada livre, fica patente na Sala Multiusos até final de Maio, mas prolonga-se durante o mês de Junho até dia 10.

Idades: Todas
Horário: 10H00 – 19H00
Preço: Entrada livre
Local: Sala Multiusos
Dia 21 – Museus e Paisagens Culturais – Oficina Aberta (p/ Famílias)**

Ainda no espírito do Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18, e no fim de semana em que se assinala a Noite Europeia dos Museus, o Museu FC Porto regressa à efeméride e ao tema deste ano, “Museus e Paisagens Culturais”, com uma oficina artística aberta para crianças e jovens entre os 4 e os 12 anos, tendo por missão acrescida envolver as respetivas famílias. Sem revelarmos demasiado sobre o conteúdo da atividade lúdico-pedagógica – porque o fator surpresa é um ingrediente a considerar – podemos sempre desvendar uma afinidade com a exposição de fotografia “detalhAR” (… E Porto, Clube e Cidade) e uma tendência cromática azul e branca… Palavras para quê, é uma oficina “à Porto”, com uma piscadela de olho, cúmplice, ao Dragão e ao seu habitat.

 

** Não inclui visita ao Museu FC Porto e ao Estádio do Dragão e está sujeito a lotação máxima; aconselhamos inscrição prévia

 

Idades: crianças e jovens 4-12 anos + famílias
Horário: 10H30
Duração: 2H00
Preço: Entrada Livre
Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo)
 

Dia 21 – Histórias para Dragõezinhos e Dragões – Contos do Arco da Velha*

Um universo cheio de chamas mágicas, princesas, heróis e muitas peripécias fascinantes descobre-se sob a batuta engenhosa e performativa de Rui Ramos, que vai revelar o mundo de encantar saído do seu, nosso, “Baú do Contador”. Deixa-te levar nas asas da imaginação e entra nestas aventuras azuis e brancas, onde os adultos também se divertem.

 

* Não inclui visita ao Museu FC Porto e ao Estádio do Dragão e está sujeito a lotação máxima; aconselhamos inscrição prévia e pagamento antecipado.

 

Idades: 3-10 anos
Horário: 16H00
Duração: 50 min
Preço: 5€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€
Sócios: 10% desconto
Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo)

 

 

 NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS

21 de Maio de 2016