Enquadramento
O que pode unir um Road Movie, uma história de liderança dum desportista ou a ascensão e queda dum ídolo musical? O que torna irresistível uma banda sonora, o que torna inesquecível um filme, o que torna definitiva a vida real ou imaginária duma personagem?
Uma cultura. Um modo de agir e de refletir. Uma simbiose de vivências, que une passados e historias, de indivíduos, de grupos e de nações, e que une projetos para um desejo e expectativa de futuro. Projetos que se devem ancorar num corpo que materialize as suas capacidades. Em que a saúde do corpo potencia as aptidões, e em que a saúde do espirito alimenta a superação.
Cultos, vícios e modas formam os nossos ídolos, mitos e ícones da nossa cultura. E moldam a nossa saúde assim como conformam a doença. Tal como a doença, do corpo e do espirito, subtilmente impressiona a cultura.
Assim se cruzam os universos virtuais do cinema com a esfera cognitiva e humanista da saúde e da doença, permitindo-nos reflectir libertariamente, expressando visões e confrontando argumentos.
Nestas tertúlias, de cumplicidades nocturnas e de arrojadas confabulações quase clandestinas, exploram-se estas ligações de complementaridade inesperada: é um processo que nos permite a todos, aprender a visionar e a argumentar, com ecletismo, abrangência e humanidade.
Conceito
A iniciativa será composta por um conjunto de conversas, tendo como pano de fundo uma seleção de filmes temáticos. As personalidades convidadas, com diferentes sensibilidades, são desafiadas a partilharem, com o público, as suas visões e argumentos sobre as ideias de cada filme.
Assim, procurar-se-á discutir um conjunto variado de aspetos comportamentais e as suas implicações ao nível da saúde. Será uma discussão mais libertária do que conservadora, pretendendo contribuir para uma informação esclarecida a partir da fruição de curtos excertos de um bem cultural de grande divulgação.
Modelo
O ciclo será composto por 3 sessões a realizar:
- Dia da semana – terças-feiras;
- Datas – junho (21 e 28); julho (12);
- Local – auditório da Casa das Artes, DRCN, Porto.
Cada secção, a realizar à noite a partir das 21,30 horas, terá uma duração aproximada de 1,5 horas. Será uma conversa entrecortada pela projeção dos trailers dos filmes selecionados. O painel de personalidades participantes será constituído pelo autor da ideia e moderador do debate, Professor Doutor Guilherme Macedo[1], e por dois convidados.
Cada sessão abordará temas específicos, sugeridos pelas películas, a desenvolver pelos participantes, mas procurar-se-á criar um fio condutor para o ciclo.
Programa do ciclo
1ª Sessão – 21 Junho
- Tema: Road Movies
Filmes em discussão: My own private Idaho, On the road e Don´t come knocking
Convidados: Sobrinho Simões e António Ferreira; moderador Guilherme Macedo
2ª Sessão – 28 Junho
- Tema: Música
Filmes em discussão: Velvet Goldmine, Control e Amy
Convidados: Zé Pedro (Xutos) e Júlio Magalhães; moderador Guilherme Macedo
3ª Sessão – 12 Junho
- Tema: Desporto
Filmes em discussão: Damned United, Invictus e Cinderella Man
Convidados: Jorge Sequeira e Nelson Puga; moderador Guilherme Macedo
Intervenientes:
António Ferreira
Médico do Centro Hospitalar de São João e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Sobrinho Simões
Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Júlio Magalhães
Jornalista e Diretor-geral do Porto Canal
Zé Pedro
Guitarrista da banda Xutos & Pontapés, DJ e autor de programas de rádio
Jorge Sequeira
Psicólogo, Docente Universitário, Investigador e Motivational Speaker
Nelson Puga
Médico, especializado em Medicina Desportiva e responsável pelo Departamento Médico do Futebol Clube do Porto
Guilherme Macedo
Diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de São João e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
A iniciativa é da responsabilidade do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de São João e tem o patrocínio científico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A Direção Regional da Cultura e o Cine Clube do Porto são parceiros com a disponibilização do espaço e o Porto Canal e a Câmara Municipal do Porto apoiam na divulgação. A produção do ciclo é realizada pela Ideias Maiores.
Fonte: Ideias Maiores