Conversas à noite sobre Cinema Saúde, na Casa das Artes

Cartaz Conversas-a-noite1

Enquadramento

O que pode unir um Road Movie, uma história de liderança dum desportista ou a ascensão e queda dum ídolo musical? O que torna irresistível uma banda sonora, o que torna inesquecível um filme, o que torna definitiva a vida real ou imaginária duma personagem?

Uma cultura. Um modo de agir e de refletir. Uma simbiose de vivências, que une passados e historias, de indivíduos, de grupos e de nações, e que une projetos para um desejo e expectativa de futuro. Projetos que se devem ancorar num corpo que materialize as suas capacidades. Em que a saúde do corpo potencia as aptidões, e em que a saúde do espirito alimenta a superação.

Cultos, vícios e modas formam os nossos ídolos, mitos e ícones da nossa cultura. E moldam a nossa saúde assim como conformam a doença. Tal como a doença, do corpo e do espirito, subtilmente impressiona a cultura.

Assim se cruzam os universos virtuais do cinema com a esfera cognitiva e humanista da saúde e da doença, permitindo-nos reflectir libertariamente, expressando visões e confrontando argumentos.

Nestas tertúlias, de cumplicidades nocturnas e de arrojadas confabulações quase clandestinas, exploram-se estas ligações de complementaridade inesperada: é um processo que nos permite a todos, aprender a visionar e a argumentar, com ecletismo, abrangência e humanidade.

Conceito

A iniciativa será composta por um conjunto de conversas, tendo como pano de fundo uma seleção de filmes temáticos. As personalidades convidadas, com diferentes sensibilidades, são desafiadas a partilharem, com o público, as suas visões e argumentos sobre as ideias de cada filme.

Assim, procurar-se-á discutir um conjunto variado de aspetos comportamentais e as suas implicações ao nível da saúde. Será uma discussão mais libertária do que conservadora, pretendendo contribuir para uma informação esclarecida a partir da fruição de curtos excertos de um bem cultural de grande divulgação.

Modelo

O ciclo será composto por 3 sessões a realizar:

• Dia da semana – terças-feiras;
  • Datas – junho (21 e 28); julho (12);
  • Local – auditório da Casa das Artes, DRCN, Porto.

Cada secção, a realizar à noite a partir das 21,30 horas, terá uma duração aproximada de 1,5 horas. Será uma conversa entrecortada pela projeção dos trailers dos filmes selecionados. O painel de personalidades participantes será constituído pelo autor da ideia e moderador do debate, Professor Doutor Guilherme Macedo[1], e por dois convidados.

Cada sessão abordará temas específicos, sugeridos pelas películas, a desenvolver pelos participantes, mas procurar-se-á criar um fio condutor para o ciclo.

Programa do ciclo

1ª Sessão – 21 Junho

• Tema: Road Movies
    Filmes em discussão: My own private Idaho, On the road e Don´t come knocking
    Convidados: Sobrinho Simões e António Ferreira; moderador Guilherme Macedo

2ª Sessão – 28 Junho

• Tema: Música
    Filmes em discussão: Velvet Goldmine, Control e Amy
    Convidados: Zé Pedro (Xutos) e Júlio Magalhães; moderador Guilherme Macedo

3ª Sessão – 12 Junho

• Tema: Desporto
    Filmes em discussão: Damned United, Invictus e Cinderella Man
    Convidados: Jorge Sequeira e Nelson Puga; moderador Guilherme Macedo

Intervenientes:

António Ferreira
Médico do Centro Hospitalar de São João e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Sobrinho Simões
Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Júlio Magalhães
Jornalista e Diretor-geral do Porto Canal

Zé Pedro
Guitarrista da banda Xutos & Pontapés, DJ e autor de programas de rádio

Jorge Sequeira
Psicólogo, Docente Universitário, Investigador e Motivational Speaker

Nelson Puga
Médico, especializado em Medicina Desportiva e responsável pelo Departamento Médico do Futebol Clube do Porto

Guilherme Macedo
Diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de São João e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

A iniciativa é da responsabilidade do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de São João e tem o patrocínio científico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A Direção Regional da Cultura e o Cine Clube do Porto são parceiros com a disponibilização do espaço e o Porto Canal e a Câmara Municipal do Porto apoiam na divulgação. A produção do ciclo é realizada pela Ideias Maiores.

Fonte: Ideias Maiores