Vila Nova de Cerveira pede classificação do “Cervo” de José Rodrigues

cervo_jose_rodrigues

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira revelou à Lusa ter iniciado o processo de classificação da escultura «O Cervo», de José Rodrigues, situada no monte mais alto do concelho, como monumento de interesse nacional.

«Já iniciamos o processo de classificação como monumento de interesse nacional daquele símbolo de Vila Nova de Cerveira», afirmou o autarca Fernando Nogueira adiantando que a classificação da escultura em ferro «O Cervo» (veado) é uma das iniciativas de homenagem ao escultor e artista plástico José Rodrigues que morreu no sábado passado, aos 79 anos.

Inaugurada em agosto de 85, a escultura em ferro está instalada no cimo do monte do Crasto, na Serra da Gávea, considerado «o berço de Cerveira». O caminho de acesso à escultura, construído em 1988, transformou o espaço num miradouro com vista para o rio Minho. O «Cervo» assumiu-se como um símbolo de Vila Nova de Cerveira uma vez que uma das versões sobre a origem do nome do concelho prende-se com a exigência de muitos cervos (veados), sendo que as armas do concelho têm também a imagem daquele animal. O animal é ainda protagonista de uma lenda intitulada «Cervo Rei» que dominava aqueles montes.

Fonte: Diário Digital / Lusa