Venda de artefactos por Museu norte-americano gera polémica

toledo_museum_art

O Egipto pondera pôr fim à colaboração com o Toledo Museum os Art (EUA) como forma de protesto pela venda de obras de arte ocorrida no passado mês de Outubro, o que consideram ser um “comportamento inadequado”, em total desacordo com o “código de ética dos museus e a sua missão”.

Esta controvérsia surge após o Museu ter vendido 68 artefactos da sua colecção, provenientes do Egipto, do Cairo e de Itália, no valor de 1,2 biliões de dólares. Segundo o Museu, esta constitui uma prática recorrente, no sentido de “melhorar o acervo do Museu”. Acrescentam, ainda, que o montante alcançado com a venda dos artefactos reverte, na sua totalidade, para a aquisição de novas obras de arte para a colecção do Museu.

Fonte: Gulf News

Toledo Museum of Art (+)