Museu de Lamego comemora 100 aniversário e prepara surpresas

museu_lamego

O Museu de Lamego começa o ano de 2017 de portas abertas às segundas-feiras. A direção justifica a abertura com o crescente número de visitantes.

No ano em que assinala o seu centenário, este espaço está a preparar um plano de atividades que tem o seu arranque oficial a 5 de abril. Luís Sebastian, diretor do Museu, quer que o ano do centenário seja de celebração e que envolva toda a comunidade.

“Nós trabalhamos imenso em parcerias e mecenatos, queremos reforçar ainda mais estas colaborações com outras instituições”, salienta o responsável. A programação está a ser trabalhada com “especial cuidado” e “várias novidades”, mas o diretor recorda que as “pré-comemorações” começaram já durante o ano de 2016 com a exposição dedicada ao seu primeiro diretor, João Amaral, e que revelou as facetas menos conhecidas desta personalidade. Seguiu-se a exposição, ainda patente, dedicada aos doadores.

Este ciclo termina em 2017 com uma mostra sobre o edifício que foi “de paço episcopal a museu, de museu da primeira República a museu do Estado Novo, de museu regional a museu que hoje se abre cada vez mais para o mundo”. “Queremos que este não seja apenas o aniversário do Museu de Lamego comemorado pelo Museu de Lamego mas que seja o aniversário do Museu de Lamego comemorado por toda a região”, salienta Luis Sebastian.

Já sobre a abertura às segundas-feiras, tradicionalmente dia de encerramento de museus em todo o mundo, o diretor recorda que se trata de uma medida que também se insere “numa política de abertura a toda a comunidade”. “O número de visitantes tem vindo a subir de forma constante. Por outro lado, na articulação com os operadores turísticos é essencial ter as portas abertas”, refere, lembrando que o Museu faz parte, e gere, a rede de monumentos do Vale do Varosa por onde este ano já passaram cerca de 60 mil visitantes.

Desde 2013 a funcionar já sem interrupção para almoço (10h00 – 18h00), esta nova iniciativa, que representa, semanalmente, um acréscimo de sete horas no horário de funcionamento, vem possibilitar ao visitante, individual ou em grupo, usufruir deste espaço de arte e cultura num horário mais alargado. Segundo Luís Sebastian, o alargamento é assegurado pela atual equipa que não vai sofrer alterações.

Fonte: Jornal do Centro