Inicio Notícias Autarca de Sabrosa renuncia ao mandato para liderar as comemorações dos 500...

Autarca de Sabrosa renuncia ao mandato para liderar as comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação

1560

 

O presidente da Câmara de Sabrosa afirmou hoje que vai renunciar ao mandato para assumir a presidência da estrutura de missão interministerial criada pelo Governo para organizar as comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

José Manuel Marques disse à agência Lusa que a sua renúncia ao mandato tem efeitos a partir da data de publicação desta nomeação em Diário da República.

O autarca, um independente eleito pelo PS, cumpre atualmente o último ano do terceiro mandato à frente da Câmara de Sabrosa, no distrito de Vila Real.

A estrutura de missão, aprovada hoje em Conselho de Ministros, visa preparar as comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação, realizada entre 1519 e 1522 e que foi liderada por Fernão de Magalhães.

Trata-se de uma missão interministerial, que vai envolver ministérios como o dos Negócios Estrangeiros, da Defesa, da Ciência e Tecnologia, do Mar, da Educação e da Economia.

José Marques referiu que esta comissão nacional tem como “objetivo desenvolver toda a estratégia que tem a ver com as comemorações 2019-2022 e sobretudo a ligação e o envolvimento das autarquias locais e dos respetivos ministérios”.

Esta estrutura de missão vai ficar na dependência da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Sabrosa reclama para si o título de “berço” do navegador Fernão de Magalhães.

Fonte: Porto Canal

Siga-nos