Hora do Planeta: promotora convida monumentos portugueses a participar na iniciativa

695

hora_planeta

Os promotores da iniciativa mundial Hora do Planeta pretendem ter a adesão de 150 municípios portugueses este ano, a apagar a luz em monumentos, chamando a atenção para a necessidade de alterar comportamentos em defesa do ambiente.

“Estamos a 60 dias, a Hora do Planeta vai ser a 25 de março, este ano” e esta quarta-feira abre oficialmente a campanha a pedir aos municípios que se inscrevam e participem na iniciativa, disse à agência Lusa a coordenadora da associação de defesa do ambiente WWF Portugal.

O que é esperado das autarquias é que declarem “o seu apoio à Hora do Planeta, do município, da cidade ou da vila, desligando alguns monumentos simbólicos” das 20:30 às 21:30, no sábado, dia 25 de março.

Além do “apagão”, a que os cidadãos podem juntar-se desligando a eletricidade nas suas casas, alguns municípios propõem iniciativas locais a favor da sustentabilidade.

A Hora do Planeta começou a ser assinalada em Portugal em 2008, quando teve a adesão de 11 municípios, número que, em 2016, já atingia 120, ou seja, um terço das câmaras portuguesas participou.

A Hora do Planeta é uma iniciativa simbólica que pretende chamar a atenção e responsabilizar as pessoas na luta contra as alterações climáticas e a favor de um ambiente sustentável.

Foram mais de sete mil as cidades de 178 países ou territórios em todo o mundo, e milhões de pessoas a aderir a esta ação pelo ambiente, no ano passado.

Mosteiro dos Jerónimos, Cristo Rei, Torre de Belém, Palácio Nacional da Pena, Palácio Nacional de Sintra, Palácio de Monserrate, Castelo de S. Jorge, Museu da Eletricidade, Muralhas de Miranda do Douro, Castelo de Porto de Mós, Monumento dos ex-Combatentes do Ultramar de Santa Comba Dão, Castelo e Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa, Muralhas de Serpa, Ponte de São Roque e Torre de Menagem, em Chaves, ou Mosteiro de S. Dinis, em Odivelas, foram alguns dos monumentos que estiveram às escuras na Hora do Planeta de 2016.

Fonte: Sic

Siga-nos