Data: 30 e 31 Março de 2017
Local: Casa das Artes, Porto
Uma iniciativa: Pporto.pt e VERde NOVO
Séculos de história são reflectidos no Património Cultural Material e Imaterial, marcas indeléveis de um território e do seu povo, nas suas múltiplas manifestações. Uma constatação do senso comum, mas fortemente alavancada, ao longo das últimas décadas, sob os efeitos da globalização, preponderante no “romper” das fronteiras do território. A informação veiculada através das tecnologias da informação tornou-se um instrumento essencial para a identificação dos destinos turísticos. Fontes de carácter mais ou menos formal, a imprensa de referência, os entusiastas pelas viagens, vulgo “bloggers de viagens”, destacam destinos de eleição, experiências irrepetíveis que colocam muitos lugares do mundo no topo das preferências dos rankings da especialidade.
A utilização das tecnologias da informação assume um papel essencial, não só enquanto instrumento de divulgação, mas também enquanto uma ferramenta que permite inovar no relacionamento com os consumidores, incrementando a experiência de fruição, mais ou menos turística, e não raras vezes descrita como única. Nas cidades, nos monumentos, nos museus, nos lugares, são cada vez mais frequentes as soluções de carácter tecnológico ao dispor de todos os que procuram conhecer em detalhe, experimentar com os 5 sentidos.
A experiência é quanto mais gratificante em função da sua preparação e desenvolvimento e, também aí, as tecnologias da informação assumem particular destaque. A gestão da oferta Patrimonial e Turística, no seu sentido mais restrito, operacional até, e a gestão da informação constituem elementos essenciais e basilares de uma realidade que se pretende integrada, sob pena de não ser verdadeiramente eficaz nos seus propósitos.
Com esta iniciativa, pretendemos contribuir para uma reflexão sobre a aplicação das tecnologias de informação e comunicação como alavanca de inovação no domínio do Património Cultural e do Turismo, numa perspectiva integradora. Propomos, assim, uma reflexão sobre o “estado da arte”, a apresentação de boas práticas ao nível da gestão, das experiências culturais e turísticas e do marketing e da comunicação, que possa contribuir para a identificação de oportunidades e a dinamização de projectos.
Esta edição dos Seminários Pporto.pt é também um tributo ao Mário Brito, co-fundador deste projecto. Reconhecido pelos seus pares como um ser humano generoso, profissional entusiasta e dinamizador, com uma energia contagiante, dedicou grande parte do seu percurso às questões relacionadas com o Património Cultural, nomeadamente a aplicação das tecnologias da informação.
Programa (em actualização)
30 Março 2017
9h00 Recepção dos Participantes
9h30 – Sessão de Abertura
Patrícia Remelgado | Pporto.pt
António Luís Ferreira | VERde NOVO
António Ponte | Direcção Regional de Cultura do Norte
Painel I. Turismo e Património Cultural: Inovação e Tecnologia. Estado da Arte
10h00 – Lídia Monteiro | Turismo de Portugal
10h25 – Luís Borges Gouveia | Universidade Fernando Pessoa
10h50 – Vitor Pereira | Conteúdo Chave
11h15 – Coffee-break
11h35 – a confirmar
12h00 – a confirmar
12h25 – Debate
12h45 Almoço livre
Painel II. Tecnologia Aplicada à Gestão das Organizações Culturais e Turísticas
14h30 – Fernando Cabral | Sistemas do Futuro
14h50 – Begoña García | Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico
15h10 – Susana Medina | Universidade do Porto
15h30 – Gilda Veloso | Casa da Música
15h50 – Coffee-break
16h10 – Miguel Velez | Unlock Hotels
16h30 – Nuno Santos | Etnaga
16h50 – Debate
31 Março 2017
Painel III. Tecnologia Aplicada às Experiências Culturais e Turísticas
10h00 – António Ponte | Direcção Regional de Cultura do Norte
10h20 – NewsMuseum
10h40 – Pedro Teixeira | Edigma
11h00 – Coffee-break
11h20 – André Coelho | Realizasom
11h50 – Cristina Baptista | IClio
12h10 – Pena Park Hotel
12h30 – Debate
13h00 Almoço livre
Painel IV. Tecnologia Aplicada ao Marketing e Comunicação dos Agentes Culturais e Turísticos
14h30 – Inês Câmara | Mapa das Ideias
14h50 – João Ribeiro | Fuel
15h10 – Vicente Bento – GreenStays
15h30 – Rui Simão | Aldeias do Xisto
15h50 – Coffee-break
16h10 – a confirmar
16h30 – a confirmar
16h50 – Debate
Condições de participação:
A participação no Seminário “Turismo e Património Cultural: Tecnologia e Inovação” implica o pagamento de 20,00 euros e inclui a participação em todas as sessões do Seminário, certificado de participação e coffee breaks. Este valor inclui o IVA à taxa legal em vigor.
Uma vez submetida a sua inscrição, deverá enviar o seu comprovativo de pagamento para o email:
premelgado@pportodosmuseus.pt
Formulário de inscrição (+)