Inicio Património & Museus Governo compra quadros de Vieira da Silva

Governo compra quadros de Vieira da Silva

O governo autorizou esta quinta-feira em Conselho de Ministros a compra pelo Estado de seis quadros de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) aos herdeiros de Jorge de Brito (1928-2006), o coleccionador, empresário e dirigente desportivo, por 5,5 milhões de euros. O direito da opção de compra dos quadros, em depósito no museu da Fundação Árpád Szenes-Vieira da Silva, estava previsto num protocolo assinado entre o Estado, a fundação e os herdeiros em 2011.

Em 2016, tinha sido noticiado que os quadros, avaliados em seis milhões de euros, seriam comprados através de uma permuta de terrenos. Já este ano, em Abril, anunciou-se que a compra seria feita a dinheiro, por menos quase meio milhão de euros do que o previamente estimado.

“Foi autorizada a aquisição, pela Direcção-Geral do Património Cultural, de seis obras da pintora Maria Helena Vieira da Silva, pelo valor global de 5.584.170 milhões de euros. O Estado exerce, assim, o direito de opção de compra previsto no protocolo celebrado entre o Estado Português, a Fundação Arpad Szènes – Vieira da Silva e os herdeiros do coleccionador Jorge de Brito, em 9 de Agosto de 2011, decisão que vem assegurar a manutenção no país e fruição pública das obras de uma das mais consagradas artistas nacionais”, lê-se na resolução.

Em causa estão seis pinturas feitas entre 1958 e 1970: Novembre (1958), La Mer (1961), Au fur et à mesure (1965), L’Esplanade (1967), New Amsterdam I (1970) eNew Amsterdam II (1970).

Segundo a directora da Direcção-Geral do Património Cultural, Paula Silva, a DGPC fará um contrato de depósito com a fundação para que as obras continuem expostas no museu de Lisboa. “Por questões provavelmente financeiras, só agora conseguimos concretizar esta compra, necessariamente com uma grande vontade política por parte deste governo”, disse ao PÚBLICO.

(…)

Artigo completo (+)