Museu da Língua avança até ao final do ano

silos_braganca

O presidente da Câmara de Bragança admitiu  a existência de problemas ainda por resolver no processo do novo Museu da Língua, mas afirmou que a candidatura a fundos comunitários será apresentada até ao final do ano.

Hernâni Dias adiantou à Lusa que ainda falta resolver a questão da propriedade dos silos onde irá ser instalado aquele que foi anunciado como o maior investimento dos últimos anos em Bragança, 6,5 milhões de euros, a que se somam “problemas” na escolha do gabinete de arquitetura.

O presidente da câmara diz que a questão do vencedor do concurso está resolvida, e que o projeto será entregue, apesar da reclamações, ao segundo classificado no concurso de maio, a “Joaquim Portela Arquitectos”, depois de o júri ter desclassificado vários concorrentes, incluindo a que ficou em primeiro lugar, a “ARC Arquitectos”.

“Nós estamos com este projeto numa fase em que houve alguns problemas com o cumprimento do anonimato dos próprios concorrentes, que foi necessário resolver com ajuda jurídica”, explicou à Lusa, acrescentando que “está resolvido”, embora tenham sido apresentadas reclamações em relação ao processo de desclassificação de alguns concorrentes.

A polémica em torno do concurso começou em maio, com três concorrentes a contestaram a admissão de algumas propostas por violarem o dever de anonimato, ao apresentarem na documentação dados identificativos dos autores.

O município pediu ao júri para sanar o problema e acabaram por ser desqualificados ou excluídos 13 dos 18 concorrentes.

(…)

Fonte: DN

Para mais informações (+)