Inicio Património & Museus Obras de Pedro Croft ~em exposição na Real Vinícola

Obras de Pedro Croft ~em exposição na Real Vinícola

As obras de José Pedro Croft que representaram Portugal na Bienal de Arte de Veneza este ano estão em montagem na Real Vinícola, em Matosinhos, para preparar a inauguração da sua exposição, no sábado.

Fonte da Câmara Municipal de Matosinhos, entidade que adquiriu as peças de ‘Medida Incerta’, disse à Lusa que a inauguração vai ter lugar às 17h00 de sábado.

O projeto “Medida Incerta” é descrito como uma “desconstrução do plano e da ortogonalidade, um jogo entre a objetividade do espaço e a sua ilusão, um desafio à sua estabilidade e equilíbrio”.

No final de março, quando a escultura foi montada na Póvoa de Varzim, foi conhecida a aquisição da obra pela Câmara Municipal de Matosinhos e a sua localização futura, após o regresso de Veneza, na paisagem da Casa da Arquitetura, na antiga Real Vinícola.

A obra de José Pedro Croft está representada em diversas coleções públicas e privadas, nomeadamente no Banco Central Europeu, em Frankfurt (Alemanha), no Museu Rainha Sofia, em Madrid (Espanha), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Brasil) e na Coleção Albertina, em Viena (Áustria).

Em Portugal, está presente nas coleções da Caixa Geral de Depósitos, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Museu Berardo, em Lisboa, na coleção António Cachola, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, e na Fundação de Serralves, no Porto, entre outras.

Fonte: Notícias ao Minuto