Monumentos e equipamentos culturais atraem milhares de visitantes

castelo_sao_jorge

As entidades responsáveis pela tutela de monumentos e equipamentos culturais têm divulgado, por estes dias, os números de visitantes relativos ao ano passado, e embora os monumentos, museus e palácios mais procurados do país se mantenham praticamente os mesmos, continuou a registar-se uma tendência crescente, intrinsecamente ligada ao aumento do turismo verificado no país nos últimos anos.

O monumento mais visitado do país continua a ser o Castelo de São Jorge, em Lisboa, espaço gerido pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. Só no ano passado subiram ao castelo quase dois milhões de visitantes – 1 970 888. Ou seja, mais 197 480 do que no ano anterior, um aumento de 11,1%, confirmou fonte da entidade ao “Diário de Notícias”, sublinhando que a esmagadora maioria dos visitantes (95,5%) são estrangeiros.

Já a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), responsável pela gestão de 23 espaços – entre museus, palácios e monumentos –, registou um crescimento de cerca de 8% relativamente ao ano anterior. Mas se recuarmos cinco anos, os números falam por si: desde 2012 houve um crescimento de 60%.

No total, mais de cinco milhões de pessoas visitaram os espaços em 2017: os monumentos registaram 2 806 074 entradas; os museus, 1 479 227; e os palácios, 397 476.

O Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, continuou a ser o monumento mais procurado da entidade. Segundo os dados recentemente divulgados pela DGPC, o monumento recebeu mais de um milhão de visitantes (1 166 793). Já os palácios nacionais de Mafra e da Ajuda foram os que mais que subiram (27%). O Palácio Nacional da Ajuda – que, desde setembro do ano passado, tem patente a exposição da Coleção Miró, entretanto prolongada até 13 de fevereiro – passou de cerca de 70 mil visitantes em 2016 para superar os 126 mil em 2017.

(…)

Fonte: SOL