Casa da Arquitetura e Assembleia da República estabelecem protocolo de colaboração

441

assembleia_republica

A Casa da Arquitetura (CA) e a Assembleia da República (AR)  estabeleceram um protocolo de colaboração para o “Tratamento arquivístico dos projetos dos edifícios da Assembleia da República”.

Através deste protocolo, a AR cede à CA, “a título de empréstimo, elementos de arquitetura do seu espólio (projetos, memórias descritivas, maquetas, fotografias, processos administrativos) relativos aos edifícios do Parlamento (Palácio de São Bento e Novo Edifício), para digitalização e posterior divulgação através da base de dados da CA e de exposições”, lê-se no comunicado do parlamento.

A CA, por seu lado, destaca o facto de os elementos a serem conservados dizerem “respeito a várias fases” dos edifícios da AR, “nomeadamente a adaptação do Mosteiro de São Bento da Saúde a Parlamento”, a sua reconstrução, e as “intervenções produzidas durante o Estado Novo e a construção do novo edifício”.

“Esses elementos consistem, entre outros, em projetos de arquitetura e de construção dos edifícios, incluindo memórias descritivas, telas, projetos de execução, maquetes, peças do concurso relativo ao novo edifício, processos administrativos, fotografias ou cartas”, pode ler-se no documento.

(…)

Fonte: DN