Apresentação do Estudo “Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social”

O estudo “Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social”será apresentado no Auditório Mellinnium BCP, em Lisboa.

O documento pretende aferir o valor económico do património, o seu entrosamento com outras dimensões da economia, o seu papel na internacionalização da mesma, o seu potencial de crescimento, bem como as medidas necessárias para que esse identificado potencial se cumpra, partindo da premissa de que o património cultural deve ser parte integrante da agenda económica e do futuro do país, noticiou o Turisver.

Perante a tendência de estruturação do sector, abordagem estratégica e ganho de escala e amplitude de representação e actuação de agentes, o estudo analisa o momento em que o país se encontra do ponto de vista de organização do sistema da gestão patrimonial; assim como o valor deste recurso endógeno transversal ao território. O cruzamento destes dados permitem identificar modelos de gestão, linhas de actuação, prioridades, critérios, isto é, uma estratégia de longo prazo para o melhor retorno, sustentabilidade e partilha do património cultural de Portugal.