Cemitério militar português em França entre candidatos a Património Mundial da UNESCO

225

cemiterio_Richebourg

O cemitério militar português de Richebourg, integrado na candidatura franco-belga dos memoriais da Frente Ocidental da I Guerra Mundial, pode vir a ser classificado como património mundial da UNESCO.

O Comité da UNESCO reúne-se até 04 de julho, em Manama, no Bahrein, para escolher os novos locais que vão passar a fazer parte da lista de Património Mundial, após análise das 30 candidaturas existentes, segundo o ‘site’ da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O cemitério militar português de Richebourg, onde estão enterrados cerca de 1.800 soldados portugueses da Grande Guerra de 1914-1918, poderá ser classificado como Património Mundial, quando se assinala o centenário da Batalha de La Lys – a pior derrota militar portuguesa – ao estar integrado na candidatura conjunta “Lugares funerários e memoriais da I Guerra Mundial — Frente Ocidental”, apresentada pela Bélgica e pela França.

A reunião do comité da UNESCO, composto por representantes de 21 países, será dedicada também a examinar o estado de conservação de locais classificados e de outros, tendo sido classificados, foram entretanto considerados “em perigo”.

Fonte: DNotícias

 

Siga-nos