Porto vai ter galeria para livros de artista única no mundo

nuno_centeno

No próximo dia 21 de Setembro, vai ser inaugurada, no Porto, uma galeria de arte dedicada a livros de artista, uma iniciativa de Nuno Centeno, única no mundo. A Galeria abre as portas na Cooperativa dos Pedreiros, no Porto.

O novo espaço, com mil metros quadrados, junta ao espaço expositivo (com capacidade para acolher mais do que uma mostra em simultâneo) uma Artist Book Gallery, «provavelmente, o primeiro espaço no mundo dedicado a livros de artista único», refere.

O galerista portuense, um dos mais respeitados da Europa segundo a ArtNet (plataforma online dedicada às artes visuais), quer «criar mais dinâmica, diversificar o modelo de negócio dentro da mesma área e educar os novos públicos para algo muito contemporâneo que é a obra de arte como livro, como objeto.» Para isso, vai criar a Artist Book Gallery no seu novo espaço, na Cooperativa dos Pedreiros, no Porto. A Artist Book Gallery terá ainda um suporte online, onde todos os livros estarão disponíveis para consulta, com acesso gratuito. «Acho que ao final de cinco anos se vai criar a maior base de dados do mundo destes livros», perspetiva.

O espaço, localizado na Rua da Alegria, abre a 21 de setembro com uma exposição do artista norte-americano Blake Rayne. A galeria continua a aposta na mesma linha do trabalho que Nuno Centeno vem desenvolvendo, com a internacionalização dos artistas nacionais e continuar a trazer artistas estrangeiros não tão conhecidos do público nacional.