Inicio Notícias Estudantes recriam acontecimentos de Hiroshima em realidade virtual

Estudantes recriam acontecimentos de Hiroshima em realidade virtual

346

Um grupo de estudantes japoneses desenvolveu uma experiência de realidade virtual com o objectivo de dar a conhecer – “ver, ouvir, quase sentir” – o que se passou em Hiroshima, antes, durante e aós o ataque dos Estados Unidos, em Agosto de 1945, quando o lançamento de uma bomba atómica sobre a cidade matou cerca de 140 mil pessoas.

 

Nesta experiência de realidade virtual, os estudantes levam as pessoas a dar um passeio perto do rio Motoyasu, ao posto dos correios ou ao hospital Shima, cujo jardim interior permanece por reconstruir, como uma lembrança da devastação que levou o Japão a capitular incondicionalmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

Para recrear a Hiroshima desaparecida, os estudantes foram a museus, estudaram centenas de fotografias antigas e entrevistaram sobreviventes do ataque. Depois, utilizaram software de animação 3D e foram adicionando pequenos detalhes como luz, a cor das chamas que se seguiram ao detonar da bomba, os sons e o desgaste natural das cores das casas.

Fonte: Expresso

Siga-nos