Linhas de Apoio Turismo de Portugal: candidaturas a decorrer!

oportunidade

Estão a decorrer os processos de candidaturas às seguintes Linhas de Apoio:

Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior tem como principal objetivo o apoio ao investimento a iniciativas/projetos com interesse para o turismo, que promovam a coesão económica e social do território, em linha com o Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT).

As candidaturas suscetíveis de apoio financeiro são apresentadas por avisos de concurso. Entre 1 de julho e 30 de setembro está aberto um aviso de concurso para as seguintes tipologias de projeto:

a. A valorização do património e dos recursos endógenos das regiões;

b. O desenvolvimento de novos serviços turísticos, no contexto específico do enoturismo, do turismo equestre e do turismo militar;

c. O desenvolvimento de novos serviços turísticos, no contexto do desenvolvimento de rotas, nomeadamente de natureza ou cultural;

d. O desenvolvimento de redes de oferta de infraestruturas de apoio ao autocaravanismo

Linha de Apoio à Sustentabilidade tem como principal objetivo o apoio a iniciativas e a projetos que promovam a sustentabilidade social e ambiental no turismo, em linha com os objetivos traçados neste domínio pela estratégia para o Turismo 2027.

São suscetíveis de apoio financeiro, no âmbito da Linha de Apoio à Sustentabilidade, as seguintes iniciativas e projetos:

a. Iniciativas e projetos que contribuam para promover uma maior e melhor integração entre os residentes e os turistas, melhorar a qualidade de vida dos residentes e promover uma maior retenção de valor para a comunidade em resultado da atividade turística;

b. Iniciativas e projetos que visem a dinamização económica dos espaços urbanos, através do apoio à valorização, requalificação e inovação do comércio de proximidade e dos mercados, incluindo a qualificação dos recursos humanos.

c. Promoção do consumo de produtos locais por parte dos visitantes;

d. Projetos e ações de educação/sensibilização ambiental e social no turismo, visando, a proteção do património natural e histórico e cultural;

e. Iniciativas e projetos que fomentam a valorização dos territórios e das comunidades nas suas várias dimensões, permitindo, a valorização da identidade do País, das comunidades locais e que facilitem o diálogo intergeracional.

Podem ser apresentadas candidaturas à referida Linha até 31 de dezembro de 2018.

Neste contexto, o Pporto.pt, em parceria com a VerDEnovo, disponibiliza um serviço de consultoria constituído por um grupo de colaboradores experientes em diversas áreas de intervenção que poderão ajuda-lo a desenvolver um projecto para a sua entidade e preparar uma eventual candidatura.

Consulte-nos: consultoria@pportodosmuseus.pt